HISTÓRICO


Sabemos que a cultura é dinâmica e que sofre mudanças para se adaptar. Traços culturais se perdem, outros se adicionam em processos e velocidades distintas nas diferentes sociedades e, em Uruará a grande diversidade cultural que existe assim como na região da Transamazônica, área de colonização faz com que exista um constante movimento em torno da formação de uma identidade cultural que mostra, desde sua formação, uma riqueza de traços e costumes oriundos dos colonizadores da região.
O ambiente e o entorno também exercem um papel fundamental sobre essas mudanças culturais porque o ser humano vem mudando sua forma de ver o mundo tanto pelas necessidades ambientais quanto por transformações da consciência social.
As Araras de Uruará é um evento de caráter artístico, cultural, turístico e de educação ambiental e teve a sua 1ª edição durante o Tapiri Cultural de 2002 com uma apresentação do grupo de danças denominado Arara Vermelha.
Em 2003 a entrada da Arara Azul deu origem a competição que fez surgir o Festival das Araras de Uruará. Em 2007 a Arara Amarela, resultado das ações do Projeto Criar’te passou a fazer parte da competição agregando-se ao evento e o Festival das Araras de Uruará abre espaço para apresentação dos Espetáculos das Araras Vermelha, Azul e Amarela.
O processo de preparação e apresentação dos espetáculos que acontece a partir do mês de maio mobiliza crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em número aproximado de 200 famílias e de 1.000 componentes nos 03 grupos.
Levando em conta a carência de uma política de capacitação e de geração de renda e de oportunidades assim como de cultura e lazer, o processo de preparação dos espetáculos pelas Araras para o Festival das Araras de Uruará abre espaço para que esse público tenha acesso às oficinas de artesanato, de dança e de música.
O “Festival das Araras de Uruará”, valoriza assim o ...“conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”...