AMARELA

Agremiação Cultural Arara Amarela, Breve Histórico
O Projeto Arara Amarela surgiu como resultado das ações do Projeto Criar’te, desenvolvido com apoio do Criança Esperança e teve sua 1ª participação em 2007.
De lá pra cá a Agremiação Arara Amarela vem contribuindo com o fortalecimento do Festival das Araras de Uruará a partir da criatividade de seus espetáculos.
Tendo como uma das idealizadoras e coordenadora geral a Sra. Diva Cássia, Agente Cultural, conta ainda com profissionais de altíssima qualidade nas áreas de danças, artesanato e música, a saber: Leleu Bhitencourt e Irenilde Aguiar, Meire Feitosa, Brad Marley e Fernando Júnior.

O Projeto Arara Amarela tem como objetivos preparar e produzir o espetáculo Arara Amarela rico em detalhes, informações e valorização do carimbó como patrimônio cultural. Objetiva ainda informar e demonstrar em suas músicas a necessidade da preservação e da conservação do meio ambiente e abrir espaço para que as pessoas que moram e até mesmo que nasceram aqui conheçam elementos da cultura paraense e passe a integrar esse universo tão rico e nesse sentido, o Projeto Arara Amarela vem buscando recursos para transformar todas essas ações de preparação e produção do Espetáculo em atividades geradoras de aprendizado e renda.

As cores predominantes no espetáculo são o amarelo e verde, as cores da Arara Amarela (Ararajuba) e, os temas tem sempre referencia as lendas, mitos e histórias da Amazônia.


Curiosidade:
A Arara Amarela (Ararajuba)  concorreu para ser a  ave símbolo do Brasil por suas cores, mas, por ter incidência somente na região norte/nordeste perdeu para o sabiá que ocorre em todas as regiões do país. Seu maior predador é o tucano, que come seus ovos e interfere na reprodução da espécie.